Deixe seu cão farejar!
Você sabia que um cão conhece o mundo pelo seu NARIZ, assim como o homem conhece o mundo pela VISÃO?!
Por Carla Ruas dia em Blog
O nariz de um cão chega a ser até 10 MIL vezes mais potente que o nariz humano.
Enquanto você sente o cheiro de um molho de tomate, por exemplo, seu cão sente o cheiro de CADA ingrediente.
Com essa potente ferramenta, cães podem ser treinados para encontrar:
- Pessoas desaparecidas
- Explosivos
- Drogas
- E até detectar diabetes e câncer!
Agora, me diga: você ainda acredita que seu cão não pode/não deve farejar nos passeios?
Muitos acreditam que os cães 'devem' passear colados a nós, de forma contínua, sem explorar, cheirar ou parar. Isso porque no Adestramento há o comando "Junto” e, sim, existe o treino de condução, em que o cão deve nos seguir ao lado e olhar para nós, à espera de um novo pedido.
O que muita gente, incluindo profissionais, confunde é que essa não é a FORMA de passear, é UM TREINO que MELHORA o passeio.
Como todo treino, precisa ser curto, objetivo e positivo.
Aí vem muitas pessoas tentando conquistar de forma frustrada (quando não punitiva) toda atenção de seu cão na rua, querendo aquele modo treino em todo o passeio!
Não é viável, muito menos saudável!
Entendam que o passeio é um momento para o seu cão sair da rotina do ambiente fechado (quando não pouco estimulante) e respirar, caminhar, socializar e CHEIRAR!
Agora, atenção: isso não significa de FORMA ALGUMA ser permissivo a tudo. Afinal, nós temos a racionalidade para equilibrar o que nossos cães não conseguem, como O QUE, QUANDO e ONDE cheirar.
Há a hora de caminhar, apenas? Há os locais que você quer que ele cheire? Há aonde você não quer que ele vá? A resposta é SIM!
Desde que você equilibre com o bem estar dele e tenha CLAREZA do que ensinar a ele. Pra tudo tem hora, diferente de tudo a toda hora, DESDE QUE eduquemos positivamente (diferente de impor de forma corretiva, tá?!)