Entre Homens e Animais
SONHAR como necessidade da espécie
Por Carla Ruas dia em Blog
A cada nova descoberta científica as semelhanças entre homens e animais vão se afunilando, o campo das emoções e sentimentos, da cultura e da linguagem, do aprendizado e de suas capacidades, aspectos que ja foram exclusivamente pertencentes ao ser humano, não mais são.
A complexidade de nosso processamento, a consciência e capacidade para planejar, analisar e executar tarefas e de, muito antes disso, SONHAR.
O grande diferencial humano está em projetar o futuro, mesmo que totalmente diferente de sua realidade atual. Sua consciência da finitude, da relação com o tempo e espaço e com o mundo de possibilidades te faz criador do próprio destino.
Somos a espécie convidada a criar partindo do mundo imaginativo e imaterial. Isso não é sobre superioridade, é sobre entender uma das necessidades mais intrinsicamente humanas: sonhar.
Subestimamos o que somos capazes de desejar, renegamos esse potencial pelos problemas e desafios da rotina e torcemos o nariz para os papos motivacionais sobre o tema, fugindo do fato crucial de que nosso mundo mental tem tanta ou maior importância do que temos em nosso mundo físico.
Tudo que vemos e tocamos um dia esteve só no campo das idéias. Mesmo diante de situações adversas e controversas, podemos imaginar uma realidade completamente diferente, Viktor Frankl que diria.
Em seu livro "Man's Search For Meaning", esse médico psiquiatra sobrevivente da grande tragédia da humanidade, o holocausto, garantiu que seu número como prisioneiro em Auschwitz não apagasse os sonhos daquele nome e sobrenome que carregava.
O mesmo assim fez Martin Luther King, ao proferir o inesquecível discurso "I Have a Dream", sem nem imaginar que estava proferindo o nosso grande diferencial como espécie. Sonhar com outra realidade.
Há mais semelhanças do que diferenças entre nós e os animais.
Apenas 2% de diferença em nosso genoma comparado aos chimpanzés e mais de 80% de semelhança genética em relação aos nossos amados cães.
Cada vez fica mais claro que cada espécie tem sua natureza e se queremos animais saudáveis oferecemos mais daquilo que lhes pertence.
Ensinamos isso sobre cães, e que também façamos o compromisso em nos dar mais daquilo que precisamos: sonhos, metas, objetivos, novas habilidades e comportamentos para construir nossa vida do absoluto zero, com base em nossos mais ousados sonhos.
Não fuja do convite, ouse ser cada vez mais aquilo que você sonha.
Me siga no Instagram: https://www.instagram.com/petcoachingbr/