O papel do Adestramento Moderno, ou melhor, da Educação Canina
Ninguém nasce sabendo adestrar, pode nascer com dom e habilidades, mas nada substitui os estudos, que devem ser constantes, que todo profissional deve à sua área de trabalho.
Ainda está incorporado em muitas pessoas a ideia de que adestrar um cachorro é pegá-lo de sua casa, levar a um parque ou área pública e ensinar alguns comandos. Levar de volta para a casa do dono e entregá-lo com os comandos "na ponta da língua".
Quero ir gradativamente mostrando a vocês o verdadeira significado do adestramento e comportamento animal, no que há de mais atualizado cientificamente.
Afinal, ainda não é senso comum a respeito, temos muitos mitos que ainda pairam em nossas cabeças e dúvidas que podemos ir esclarecendo, passo a passo.
Aqui, o primeiro passo é entender que essa figura do Adestramento, em que o profissional não treina os cães para o convívio familiar, que o analisa de forma separada de seu contexto, sem de fato abordar o comportamento animal de forma holística, é antiquada.
O objetivo principal do profissional deve ser exatamente o contrário: elucidar os "pais humanos" sobre o animal que convive em suas casas, apresentar suas necessidades e trazer clareza sobre sua linguagem corporal.
Todo comportamento dos cães tem base nas recompensas oferecidas pelo ambiente e pelas pessoas que convivem com ele.
Ensinar só comandos e truques não é Educar, a grande chave desse trabalho é inserir estes mesmos comandos em nosso dia a dia, para usufruir desse aprendizado como moeda de troca.
Ou seja, a participação da família é FUNDAMENTAL. Não podemos terceirizar a responsabilidade da educação.
Temos que estar cientes de nosso papel, não separamos amor e educação, as duas coisas devem andar juntas. Ame e Eduque.