O que aconteceu com a profissão Coach?
Vem saber...
Por Carla Ruas dia em Blog
Uma profissão com pouca barreira de entrada (não tem faculdade pra isso, nem regulamentação), que trouxe muitos adeptos e logo muitos aproveitadores. Usaram essa acessibilidade para propagar motivação sem embasamento, mascarada em uma oratória convincente para um público carente de salvadores da pátria.
O que poucos entendem é que não se extingue uma profissão, mas sim os maus profissionais.
O “cancelamento do Coach” é, na verdade, a Seleção Natural de Darwin sendo aplicada à profissao: pode não ter regulamentação, mas tem um processo saudável de exclusão de amadores. E não só profissionais amadores, mas clientes mais conscientes do que escutam, contratam e aplicam, entendendo a base do trabalho e da sua execução.
E olha só: das duas competências que levo hoje no meu empreendedorismo, ambas passam pela mesma revolução: a inversão de figuras “endeusadas” para a descoberta de amadores.
O adestramento ainda é dominado por profissionais com baixíssimo embasamento científico, que reverberam mitos e que se utilizam de métodos coercitivos, invasivos, punitivos e de “dominação” para falar de treinamento de cães.
A mídia dá ouvidos, ganham programas de TV, pessoas aplaudem.
Já passou da hora de uma nova seleção natural acontecer no adestramento de cães.
Dando voz e valor a profissionais que estudam a Ciência do Comportamento e Bem Estar Animal, aliando 100% com a melhora na relação de pessoas e seus cães, livrando todo o processo de ferramentas de dor, castigo, susto e desconforto.
A facilidade de entrada em ambas carreiras não impedirá que profissionais amadores passem ileso por aqueles que lutam pela melhoria contínua da profissão.
Que saiam os fracos e incapazes de buscar progredir. Mas que cresçam os capazes de transformar e trazer um novo patamar, seja coachs ou adestradores (no meu caso, os dois).
Pra todos fica o convite: busquem conhecimento. Não aceitem transformações baratas, mágicas ou milagrosas, carregadas apenas na retórica (vulgo lábia).
Só você saberá no fundo que a magia só acontece quando a dedicação entra e o imediatismo sai.
*foto tirada no dia da minha formação de Personal e Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching