O que significa o "VEM" pros cães??
vamos fazer uma viagem pra dentro da cabecinha do seu cão agora…
Por Carla Ruas dia em Blog
De um lado está seu Humano, gritando “VEM!” com um tom de voz um tanto raivoso, bravo ou ansioso.
Se você for ele brigará com você, fará aquelas caras feias e como você não é fluente nem em linguagem verbal, nem em português (lembre-se: você é um cachorro) e muito menos entende conceitos de certo e errado, fica lá sem entender, confuso e inseguro.
Você, naquela situação atual tão agradável (solto no parque, brincando com algo, cheirando uma graminha…) que não tem nada de errado pra você continuar onde está, tendo que escolher entre ficar ou ir em direção ao seu Humano, sabendo que algo ruim pode acontecer (um tom de voz alto, caras feias, colocar a guia, ir embora…)
RESPONDE RÁPIDO (não pense mais de 3 segundos): O que você, como cão, faria?
É assim que seu cão se sente. Confuso. E aí as pessoas acham que ADESTRAR é coisa pra Adestrador ou PRO CÃO aprender.
Pensa comigo: se a gente for capaz de eliminar a confusão que o “vem!” gera, nós teremos MIL VEZES SUCESSO no nosso objetivo e o cão terá um total de ZERO DÚVIDAS.
Não faz mais sentido?
Mas a gente só quer usar a palavra no “calor da emoção” e não pensar nisso, aí quem tá escolhendo é o cão e não você!
Quer ver uma curiosidade?? (possivelmente você se identifique)
Já atendi INÚMEROS clientes que queriam que o cão respondesse melhor ao “Vem”, mas eles diziam que quando queria que o cão viesse mesmo, sem dúvida, eles falavam “TCHAU!” e o cão vinha correndo!
Não é louco como de um lado a gente treina sem saber e de outro a gente não faz ideia como treinar?
O “tchau” pode costumar a funcionar (e pode ser um funcionamento provisório, viu!) porque quando você diz essa palavra você sempre sai de cena e isso você mostra a ele na rotina, porque você fala “tchau” e realmente sai.
Logo, o “vem” consiste em chamar e ter algo bom nessa aproximação! Assim, o cão não vai mais sentir-se inseguro ou confuso, porque se você TREINOU ele pra entender isso em diferentes cenário: BINGO!
Agora, fez sentido pra você que Educação Canina não é sobre o que eu faço com o seu cão, mas o que você constrói com ele TODOS OS DIAS?