Perguntas e Respostas sobre tudo o que acontece com nossos cães durante a viagem de avião #BibiViaja
Desde que decidi levar a Bibi para Campo Grande comigo, confesso que fui tomada pela insegurança de transportá-la no avião (coração de mãe de pet aperta!). Por mais que tenha treinado muitos cães para ficarem bem na caixa de transporte durante as viagens e ter recebido o resultado positivo dos clientes, as dúvidas de como tudo acontece ainda eram enormes!
Assim que entrei em contato com a GOLLOG, empresa de transporte aéreo de cargas da GOL Linhas Aéreas, eu fiquei encantada com a atenção e cuidado deles e eles tem um serviço especializado pra isso: a GOLLOG Animais! Nesse texto, eles toparam responder as nossas maiores dúvidas. Vamos nessa?!
Posso viajar com meu pet na cabine de passageiros?
- Na GOL, o transporte aéreo de cães e gatos pode ser realizado na cabine de passageiros desde que o peso não ultrapasse 10 kg (junto com o peso da caixa) e que o pet esteja acompanhado do seu tutor.
Nos demais casos, apenas é possível transportá-los na parte inferior, sem contato com o tutor, mas com todos os cuidados da GOLLOG. Vamos esclarecer tudo.
Quais os requisitos para o transporte de Animais com a GOLLOG Animais?
- Para transportar seu pet com a GOLLOG é necessário ligar na Central de Reservas da GOLLOG para garantir espaço no voo desejado e verificar disponibilidade, com mínimo de 48h de antecedência.
Clique aqui para conhecer toda documentação necessária e todos os requisitos, vou deixar a página exclusiva da GOLLOG com todas essas informações.
Lembrando que tem post só sobre como tirar todas as medidas da caixa de transporte e todos os detalhes sobre a escolha dela nesse texto do blog aqui!
Onde eu levo meu animal para embarcar?
- Para cães e gatos em que o tutor do pet esteja viajando no mesmo voo, é possível optar entre despachar no check-in do aeroporto ou pela GOLLOG Animais.
- Para despachar no aeroporto, o peso máximo do pet + caixa de transporte não pode ultrapassar 30kg.
- Pets desacompanhados ou que pesem mais de 30kg, além de outras espécies de animais precisam ser direcionados à GOLLOG.
- Caso o pet tenha entre 10kg e 30kg e ainda assim o cliente opte por transportar pela GOLLOG Animais devido aos diferenciais do serviço prestado pela GOLLOG, também é possível.
Foi o que eu optei no meu caso com a Bibi. Vou levá-la diretamente à GOLLOG que fica próximo ao terminal de embarque do Aeroporto de Guarulhos e lá eles farão todos os cuidados dela e ficarei tranquila no momento do check-in, evitando inclusive todo aquele excesso de estímulos que tem dentro do aeroporto, no momento do embarque. Vamos falar desse diferencial do procedimento nas próximas perguntas.
O que vai junto com o cão no momento do voo?
- O ideal é que o piso interno tenha um tapete higiênico para absorver a urina ou fezes, caso o cão faça. Ou então é possível incluir um cobertor para deixar o ambiente mais aconchegante.
Eu vou colocar uma caminha bem fininha dentro da caixa que ela já costuma dormir nela e já tem todo seu cheirinho e todo referencial. Importante ressaltar que isso auxilia no conforto não só físico e sensorial, como também gera identificação e reconhecimento olfativo.
- Não é recomendado inclusão de água e comida no interior da caixa de transporte.
Eu mesmo não vou deixar nada dentro da caixa, até porque não adiantaria afinal o avião balança e iria molhar toda caixa e a comida pode causar enjoo e não é seguro se alimentar nesse momento!
- A caixa de transporte vai super segura dentro da aeronave, na parte inferior, bem presa com cintos de segurança em volta dela para que a caixa não se movimente, nem balance em nenhum momento do voo
- O pet não pode estar vestindo coleiras ou guias. Esses acessórios podem ser acoplados na parte externa da caixa de transporte, na lateral.
O que acontece assim que o cachorro é entregue para a GOLLOG?
- É importante chegar com mínimo de 3h de antecedência ao horário do voo para despachar seu cachorro com a GOLLOG.
- Ao chegar em nossa loja da GOLLOG, nossos colaboradores do balcão farão toda a emissão e recebimento do seu pet. Serão solicitados os documentos obrigatórios e dados de origem e destino do transporte.
- Depois disso, seu cachorro seguirá para o interior do nosso terminal de cargas, onde nossos colaboradores cuidarão dele com todo carinho, até o momento de embarque para o voo.
Importante: Durante todo este tempo ele ficará em área reservada para animais, sendo monitorado e não ficará junto com bagagens ou outras cargas.
- Os colaboradores estão acostumados a cuidar dos pets e, caso você autorize, poderão passear um pouco com ele para que conheça o ambiente e se tranquilize. Alguns animais podem não gostar de sair da caixa com uma pessoa estranha em um ambiente novo, por isso os funcionários respeitam tanto a vontade do tutor quanto a vontade do pet.
- Também podem oferecer água e petiscos caso autorizado por você, mas lembrando que não é recomendado que o pet se alimente muito perto do horário do voo.
- Aproximadamente 40 minutos antes da decolagem do voo, os colaboradores responsáveis por fazer o transporte entre o terminal de cargas e a aeronave levam o pet até o local onde a aeronave encontra-se no aeroporto, para que possa embarcar.
Importante: Os animais têm prioridade de embarque e desembarque, são os últimos a entrarem, somente após todas as bagagens e são os primeiros a sair, antes de todas as bagagens.
O cachorro é solto em algum momento antes do embarque?
- O cachorro pode ser solto para um pequeno passeio caso o cliente autorize, e caso o animal se mostre confortável para sair da caixa.
- Em alguns casos o animal pode sentir medo de pessoas desconhecidas e preferir ficar na caixa, já em outros casos, o animal é brincalhão e gosta de se movimentar. Por isso, cada caso é tratado de forma especial, respeitando pedidos do tutor e sentimentos do pet.
- O pet só pode sair da caixa de transporte enquanto estiver no terminal da GOLLOG.
Ao sair do terminal em direção à pista e à aeronave, a caixa de transporte é lacrada para garantia da segurança.
Como funciona o momento de levar o animal do local de espera até a aeronave? Vai junto com as malas?
Não! Eles não vão junto com as malas em nenhum procedimento abaixo, nem no check-in, nem com a GOLLOG.
Aqui mora a diferença entre despachar seu animal pelo check-in no aeroporto e pelo serviço da GOLLOG Animais. Foi o que me fez optar por levar a Bibi até a GOLLOG.
- Quando despachar seu pet através do check-in da GOL, no aeroporto, o colaborador do check-in levará seu pet em mãos até o funcionário da pista, que fará o embarque do pet na aeronave. Não vai junto com as malas! A depender do tamanho do aeroporto, é possível que o colaborador se locomova até a aeronave em um veículo, algo totalmente diferente das malas, que seguem em “carrinhos” específicos para elas.
- Quando despachar seu pet através da GOLLOG, nossos colaboradores da pista farão o transporte do terminal até a aeronave com um veículo específico para animais. Normalmente, se trata de pequenas “vans”, como fiorinos, ou mesmo carros de passeio.
A GOLLOG não faz transporte de malas de passageiros e oferece cuidado especial para seu pet chegar até a aeronave de forma segura e confortável!
Em que local da aeronave eles vão?
Tem área especial pra eles na aeronave e NÃO É junto com as malas:
- As aeronaves da GOL são da família 737 da Boeing (modelos 737-700, 737-800 e 737-800 MAX) e contam com seis compartimentos de carga separados. Os dois primeiros compartimentos (mais próximos ao nariz do avião) são reservados para animais, pois são os compartimentos de temperatura mais amena. A caixa de transporte é fixada nas paredes com cintos de segurança, que impedirão que a caixa se movimente durante a viagem.
- Malas e outras cargas são transportadas nos demais compartimentos. Apenas outros animais poderão viajar no mesmo compartimento que seu pet, com devido espaçamento. São aceitos apenas 2 animais por voo!
- Os comissários de voo da GOL não conseguem acessar os compartimentos de carga durante o voo, pois as portas são voltadas para o lado de fora e não há acesso interno à cabine. Por isso, a partir desse momento eles ficarão sozinhos.
Quando desembarcam, eles vão pra onde?
- Seu pet sempre terá prioridade para desembarcar antes de todas as bagagens e outras cargas presentes no voo, dessa forma evitamos possível estresse.
- Ele aguardará o restante do desembarque com nossos colaboradores da pista, no veículo especial para animais. Os colaboradores de pista precisam acompanhar o restante do desembarque, antes de seguir para o terminal com o seu pet.
- Uma vez finalizado o desembarque, o colaborador de pista seguirá para o terminal da GOLLOG, onde o tutor estará aguardando para retirada.
- Caso o tutor não tenha chegado a tempo, o pet ficará na área específica para animais, aguardando a chegada de seu tutor.
- O tempo aproximado para liberação do pet após pouso do voo é de aproximadamente 2 horas, podendo ser um tempo mais curto que isso, a depender do aeroporto e das operações do voo em questão.
- Este tempo de 2 horas é necessário devido ao tamanho dos aeroportos e de todo o processo de desembarque após pouso. Pense em tudo que acontece quando você está viajando e seu voo pousa: é necessário atravessar todo o aeroporto, aguardar a chegada de sua bagagem, se dirigir à área de desembarque, etc. Com os animais, também precisamos de um tempinho para conseguir entregar seu pet com segurança no destino!
PRESENTE PRA VOCÊ!
A GOLLOG Animais preparou um super presente!
Quem quiser viajar com a GOLLOG Animais terá 20% de desconto, valendo para viagens até dia 31/03/2021! É só ligar na Central de Reservas e informar que veio indicado pela Carla e Bibi!
Já anota o numero: 0300-1465-564
E aí?! Dúvidas respondidas? Caso tenha mais alguma questão, é só deixar seu comentário logo aqui embaixo!
Apertem os cintos e vamos viajar nessa aventura comigo e com a Bibi! #BibiViaja