Resultado Real X Efeitos Rápidos


Nessa busca por fazer um conteúdo cada vez melhor, mais explicado, mais digerível para vocês, sobre a metodologia positiva e os efeitos colaterais da punição, chego numa encruzilhada que a saída tá no próprio nome da minha função: Educação


Acredito que temos muito ainda o que melhorar e aprimorar em conteúdo e informação, em didática e clareza. Mas nunca poderemos nos esquecer que nosso papel irá exigir uma “levantadinha” da cadeira de muita gente que tá confortável no sofá.


Isso porque educação é se abrir ao novo, ao desconhecido. Requer abertura para o aprendizado e ter clareza que aquilo não será algo apenas que trará efeitos rápidos, mas também ações contínuas e constantes para aprimorar técnicas e habilidades.


Para isso, você precisará equilibrar o “rápido” e o “melhor”. Nem concorrentes, nem excludentes. Complementares.


Não adianta o rápido com efeitos colaterais que correm contra seus objetivos maiores. Não adianta qualidade sem percepção de resposta, mas é preciso entender o que são respostas.


Só Educação trará o perfeito balanceamento de resposta e qualidade.


Quando falamos em qualidade educacional, falamos em aprendizado. Duvide sempre quando disserem que é a velocidade que importa. Quando justificarem qualidade medíocre por resposta imediata. Quando dissertarem sobre mágicas que não te empoderam, não te capacitam.


Quando negligenciarem aspectos emocionais de seres SENCIENTES, como os animas. Quando acharem que Bem Estar, Enriquecimento Ambiental e empatia aos animais são características da humanização.

É o EGO acima do ECO.


Educação não tem segredo, tem respeito e requer dedicação. As emoções envolvidas em cada ação importam. Qualidade de Vida e Bem Estar não se tratam de moda.


Elevemos a discussão para essa clareza. 

Artigos Relacionados