Será que dá para ser POSITIVO sempre?

Dá para usar com cães medrosos?
Dá para usar com cães agressivos?
E com cães inseguros? Reativos também?
Cães de terapia e assistência?
Ah, mas e cães de trabalho?
Cães de campeonato? De Agility também?
E pet, só para ficar comportado?
E para obediência?
Pro passeio, será que dá?
Para os grandalhões e fortes…será que rola?
E os pequenos e sensíveis?
E pra ficar do meu lado? Pra desapegar, também?
Pra golfinhos, galinhas, salamandras e até abelhas..Dá?!

Se a resposta não for SIM para todas as perguntas acima, reveja sua técnica, realinhe sua metodologia, porque se você não consegue aplicar com um, não deveria aplicar em NENHUM!

Todos os animais estão aptos ao verdadeiro aprendizado, aquele baseado na MOTIVAÇÃO, na ESCOLHA e no REFORÇO.

É muito fácil dar trancos num cachorro que puxa e que, por medo do desconforto, para de puxar. É muito fácil ensinar um cão a ficar quando ele tem algo a temer se ele sair do lugar. É fácil. É rápido. E vicia também.

Vicia em uma "resposta" imediata mascarada pela insegurança, por falta de empatia e perece de bem estar e qualidade de vida, na busca por resultados. Que nem isso pode ser considerado.

Porque na busca por resultados na vida, as pessoas enganam, dissimulam, conflitam, brigam e mentem, vão contra seus princípios e valores. Fazem tudo e qualquer coisa, SÓ por resultados.


Na educação, ensinam com tranco, com choque, com força. Com controle, com coerção. Porque sim e porque quer.

Resultado final sem conduta respeitosa, é sempre SÓ e nunca o TODO.

É a luta que não quer vitoriosos, só não quer mais perdedores. Porque quem mais perde nisso tudo são os cães, que podem passar uma vida obedientes sem realmente nunca terem sido entendidos, respeitados de acordo com sua espécie e não de acordo com as vontades humanas.

Nessa busca, todos são convidados. Os animais ensinam muito bem que passado não faz futuro e que o ontem não escreve o hoje e que todos são presenteados com o dia para começar sempre, quantas vezes for preciso.

Então, quando pensar no problema e nos desafios que tem com seu cão, pense antes do resultado, em como quer chegar lá. Na vida e no treinamento, o que importa é o caminho, não a linha de chegada.

A conexão é, de todos os resultados, nosso melhor trunfo. E está bem longe de ser o único.

Artigos Relacionados