Socialização: a vacina contra problemas comportamentais - Estrelando Athena [PARTE 1]
Justamente porque o motivo de todo e qualquer problema que enfrente com ele pode ser pela falta de atividades sociais e de estimulações.
Os médicos veterinários ainda desconhecem a importância da socialização e recomendam sempre a todos os filhotes ficarem numa bolha, dentro de casa, até o final de todas as vacinações.
O problema é que a fase mais determinante da socialização é justamente na fase de vacinação, o período de OURO: os primeiros 4 meses.
Quando filhote está mais receptivo às experiências sociais e mais capaz de incorporar de maneira positiva, de fácil transformação e modelagem.
Dá pra casar as experiências com o mundo afora e a segurança da saúde do filhote. A socialização também é uma medida de segurança e de saude comportamental, tão importante quanto a saude física do cão.
Comportamentos agressivos e reativos em sua maioria vem dessa falha.
É a socialização que previne tudo isso.
Esse será o tema da semana, incluindo cães que foram adotados ou resgatados.
Quem vai estrelar esse post e o próximo será a Athena, essa linda vira lata que é minha aluna de Consultoria Online desde o começo de sua jornada com sua dedicadíssima tutora!
Olha como ela era pequena quando começou as aulas online (arrasta pro lado e veja a foto dela com 2 meses) e como está grandona agora (com 4 meses). Parece pouquíssimo tempo para o tanto de aprendizados e transformações (e pro tanto que ela cresceu também!)
Graças ao início da socialização estamos vivendo grandes conquistas!
Vou contar amanhã como conduzi os latidos excessivos da Athena (incluindo latidos de madrugada), mordidas intensas e excesso de energia com a inclusão das atividades sociais e como a socialização tem sido a chave para a transformação do comportamento dessa lindona!