Você é membro da A.T.I? Associação dos Tutores Ignorados por seus cães?
É você sair de casa com teu tão amado cão que parece que ele nunca nem te viu e não faz questão nenhuma de olhar pra você, quem dirá te obedecer?!
Por Carla Ruas dia em Blog
A rua tá cheia de coisas interessantes, desafiadoras, de informações diferentes... O que ganha um cão ao dar atenção pra você?
Eu chuto que ele ganha absolutamente NADA ou, se duvidar, ganha até uma bronca! Ou seja, não parece muito vantajoso para ele, né?! (nem adianta pensar "ele tem que te obedecer"!)
É bem por aí que mora o X da questão!
Tem uma legião de tutores passando pelo mesmo desafio. Mas antes de tudo, você tem que saber que não é bom nem pra você, nem pro seu cão ter esse comportamento:
- Aumenta ansiedade
- Gera desequilíbrio emocional
- Aumenta as tensões na guia
- Riscos de fuga
- Amplia comportamentos reativos e até agressivos, mesmo o cão sendo sociável quando solto
Fora todo o stress e carão que passamos com tudo isso.
A resposta para mudar esse cenário?
Construção e Generalização de Comunicação e Auto Controle
Na foto, está a dupla dinâmica, Murphy e Feijuca (poderia ser Pink e Cérebro tamanha encrenca que gostam de se meter na rua!) sendo conduzidas por seus tutores para responder aos treinos neste grande PetShop de São Paulo, a Cobasi.
Na imagem, elas estão no exercício que chama-se ChairStay, algo como o FICA só que em uma plataforma.
Elas têm muita dificuldade de obedecer neste cenário, escolhemos ele inclusive porque a tutora relatou a loucura que elas entram quando vão.
Essa melhora na resposta delas deve-se à consistência nos treinos, mas tem alguns fundamentos que se você aplicar com certeza vão te ajudar:
- Não deixe seu cão ansioso para sair (sem ficar falando “vamos passear?” e deixar ele doidinho (parece fofo, mas é prejudicial pra ele, com certeza!)
- Coloque a coleira e....sair pra rua? AINDA NÃO! É hora do Treino! É hora de associar os elementos de passeio, como a coleira e a guia, com fazer trocas positivas com você! Ensinar os comandos básicos é essencial!
- Toda área de transição é área de...passagem? NÃO! Mais treino! Coisas simples, rápidas e fáceis, no corredor, elevador, garagem, ruas tranquilas, etc. Assim, fica claro pro seu cão que ele está ganhando com tudo isso, antes de passar com mais desafios.
- Separe o petisco preferido do seu cão. Guarde aquele recurso que ele mais ama para ser sua ferramenta exclusiva de treinos na rua e áreas externas!
Isso já irá mudar completamente a forma que seu cão te vê e vê a relação de vocês numa rua e em qualquer lugar!
Bons treinos!